construir uma pirâmide usando as ferramentas geogebra3D

Nesta entrada respondemos às propostas da lista de encomendas que temos vindo a seguir. Sempre com a obrigação de usarmos a barra de ferramentas do Geogebra3D, vamos construir uma pirâmide irregular (tendo por base um poligono não equilátero e um vértice exterior ao plano do polígono da base) e depois uma pirâmide regular (tendo por base um polígono equilátero e equiangular e em que o vértice exterior ao plano do polígono base se projeta ortogonalmente no centro da base). Segue-se uma ilustração dinâmica em que se pode ver uma pirâmide de base pentagonal não regular, mas também as ferramentas necessárias para apagar elementos e para a reconstruir ou construir uma nova pirâmide.


© geometrias. 20 outubro 2016, Criado com GeoGebra


  1. Toma-se um plano e nesse plano marcam-se 5 pontos $\;A,\;B, \;C,\;D,\;E\;$ que sobre ele podem ser movidos.
  2. Para além desses pontos, toma-se um ponto $\;F\;$ fora do plano dos anteriores e que pode ser movido livremente no espaço.
  3. Ative a ferramenta “pirâmmide” e depois clique em $\;A, \;B, \;C,\;D, \;E, \;A\;$ - vértices do polígono da base, e, sem pausa, no vértice $\;F.\;$ Claro que podia usar a ferramenta “polígono” e clicar sucessivamente em $\;A, \;B, \;C,\;D, \;E, \;A,\;$ para obter o polígono base e, depois disso, ativada a ferramenta “pirâmide", clicar sucessivamente no polígono obtido e em $\;F\,$
Ilustra-se de modo análogo a construção de uma pirâmide regular. Na barra de ferramentas, deixamos as ferramentas usadas.

© geometrias. 21 outubro 2016, Criado com GeoGebra


E seguimos o conselho de ir experimentando estilos e cores.
Copie o url
http://geometrias.eu/depositum/tarefasCabri3DVisprof(viaJ.Almiro).pdf
e terá acesso ao texto do conjunto de enunciados para o que se seguirá)